Carga Horária: 8 horas
Objetivo: Capacitar os participantes na utilização dessa excelente ferramenta, A3, criada pela Toyota, desenvolvendo habilidades para descrever o pensamento de solução de problemas, através do PDCA.
Preparar os envolvidos para realizar projetos no Formato A3, tanto no nível individual, quanto nos negócios ou operações.
Público-alvo: Todas as pessoas envolvidas com o sistema de gestão da qualidade nas empresas onde trabalham e/ou queiram adquirir conhecimentos sobre o assunto para melhorar sua qualificação profissional.
Gerentes, supervisores e líderes que têm sob sua responsabilidade a gestão de processos operacionais, gerenciais ou de apoio. Empresários que buscam alavancar a produtividade de sua empresa através de uma gestão estruturada.
Metodologia: Apresentar o A3 de maneira simples e prática, bem como a utilização de fatos e dados reais, com dinâmicas e exercícios visando melhorar a absorção de conhecimento, facilitando e aprimorando a análise de um relatório A3.
Conteúdo Programático:
- Introdução ao A3 na Toyota;
- O que é um relatório A3;
- Formatos do A3;
- O processo A3 no desenvolvimento de pessoas;
- O papel do mentor na construção do A3;
- Definição de um problema (dados e fatos);
- Nemawashi e o relatório A3 – consenso;
- Elaboração do A3;
- Análise do A3;