Metodologia de Análise e Solução de Problemas, é um método que deriva do ciclo PDCA, que possui várias influências da metodologia científica.
Carga Horária: 24 horas
Objetivo: Capacitar os participantes no uso do Método MASP e Ferramentas da Qualidade, para a análise e solução de problemas de forma eficiente, identificando causas de não conformidades para tomada de ações e contribuindo para Melhoria Contínua.
Preparar os envolvidos na busca de solução para problemas reais e/ou potenciais, através da apresentação de abordagem e aplicação prática e dinâmica do MASP e ferramentas da qualidade.
Público-alvo: Todas as pessoas envolvidas com o sistema de gestão da qualidade nas empresas onde trabalham e/ou queiram adquirir conhecimentos sobre o assunto para melhorar sua qualificação profissional.
Gerentes, supervisores e líderes que têm sob sua responsabilidade a gestão de processos operacionais, gerenciais ou de apoio. Empresários que buscam alavancar a produtividade de sua empresa através de uma gestão estruturada.
Metodologia: Apresentar as 8 etapas do MASP de maneira simples e prática, bem como a utilização de ferramentas da qualidade, com dinâmicas e exercícios visando melhorar a absorção de conhecimento, facilitando e aprimorando a análise de problemas, determinação de suas causas e elaboração de planos de ação para eliminá-los.
Conteúdo Programático:
- Introdução ao MASP – Método para Análise e Solução de Problemas.
- Conceito Moderno de Problema.
- Ciclo PDCA e sua Abordagem para solucionar Problemas.
Ferramentas da Qualidade:
- Diagrama de Pareto
- Ishikawa
- Histograma
- Causa-Efeito
- 5W 1 H
- Gráfico Sequencial
- Lista de Verificação
- Brainstorming
- Análise de Causa-Raiz
- Diagrama de Dispersão
- Lista de Estratificação e Verificação
- Processo Decisório: GUT, Matriz de Priorização
- Plano de Ação com Foco na Eficácia Organizacional
- Andon de Acompanhamento do projeto